10 dicas para não exagerar nas festas de final de ano e depois arrepender-se

129

Dicas para o Final de Ano!

Começa chegar ao final de ano e eu ouço muito sobre a dificuldade de manter o peso ou o emagrecimento neste período. Além das festas de Natal e reveillon acontecem muitas confraternizações, viagens e eventos em família que podem influenciar o emagrecimento ou a manutenção da boa forma tão desejada para o verão. Existem diversas questões envolvidas, a principal delas, na minha opinião, é o sistema de crenças e pensamentos que sugestionam os comportamentos mais comuns: “não dá para se divertir sem beber”, “comer é a maior forma de prazer”, “eu mereço”, a comida da minha avó é irresistível”… tudo isso pode ser verdade mas não justifica nenhum exagero. Pensando nisso eu e a minha parceira nutricionista Chelsea Bresler criamos 10 dicas para lidar de forma mais saudável com este período e que podem ser úteis nesse período:

1 – Cuide bem dos pensamentos!
A nossa mente comanda nossas atitudes, por isso, é importante tirar um pouco o foco sobre pensamentos negativos sobre peso, emagrecimento, restrições, exceções e eventos sociais para não se predispor a exagerar.

2 – Decida-se!
O Primeiro passo é você DECIDIR o como quer encarar essa época do ano: Quer seguir firme? Quer manter o controle para não perder o que já conquistou? Ou quer relaxar e assumir essa conta em Janeiro com gás renovado? Nenhuma das três escolhas é errada, você só precisa decidir e “bancar” essa escolha, para não ter frustrações ou arrependimentos ao final do período e entender que depende de você essa decisão, não espere que os outros mudem de atitude por isso.

3 – Controle o imediatismo!
O hábito de querer tudo rápido e para ontem pode ser um caminho para você engordar, tanto em querer emagrecer de um dia para o outro e com isso se frustrar, quanto em dar mais valor aos prazeres imediatos ao invés do prazer a longo prazo. Ceder aos desejos e vontades e depois se culpar, ao invés de talvez resistir e ficar muito satisfeita com isso.

4 – Priorize qualidade ao invés de quantidade!
Consuma um porção bem pequena daquilo que tem vontade e não uma mega porção porque “está gostoso”.

5) Priorize suas escolhas:
Faça exceções conscientes: Encare os eventos como refeições isoladas, mas o restante das 24h de alimentação tenha moderação. Conheça seu ponto fraco – ele é doce, salgado ou alcoólico? Aquilo que você não faz questão, não consuma e guarde suas fichas para aquela sobremesa/farofa/drink que você tanto gosta;

6) Use estratégias de compensação saudáveis!
Beba MUITA ÁGUA antes e depois dos eventos para limpar o organismo. Evite fazer jejum antes dos eventos sociais, isso só estimula o corpo a reter ainda mais o que você for consumir depois, e, se puder, faça jejum na manhã seguinte. Complete entre 12 e 14h de jejum (incluindo horas de sono) e nesse período beba água com limão espremido (Chelsea sugere 1 limão em 500ml antes do evento, 1 limão com 500ml após o evento e 1 limão com 500ml na manhã seguinte).

7 – Exercite-se como possível!
Se já tiver o ritmo, pode fazer um aeróbico em jejum (ritmo leve/moderado). Mesmo sem o jejum ou sem os melhores recursos para exercitar-se uma caminhada já ajuda e te recoloca mentalmente no ritmo.

8 – Utilize suplementos ao invés de medicamentos!
No pré e no pós evento você pode usar: 15 gotas de própolis antes e depois substitui o Engov; Polivitamínicos auxiliam no processo de detox do fígado; O chá de boldo, cascara sagrada e ruibarbo é a composição do Eparema (e sem aditivos); Os aminoácidos colina e betaína e a silimarina substituem o Epocler.

9 – Inspire-se!
Muita gente cai na besteira de se comparar, independente se a sua referência é uma pessoa mais contida ou mais exagerada evite comparar-se, inspire-se em quem é exemplo saudável e tem os resultados que você quer ter.

10 – Valorizar momentos e pessoas ao invés de comida e bebida! 

Esperamos que nossas dicas ajudem e que vocês tenham dias e momentos especiais e um 2019 cheio de saúde e energias renovadas para um ano maravilhoso!

Juliana e Chelsea,

Istagram: julianacarellicoach
Facebook: @julianacarelliporvoce

Juliana Carelli é Coach de Vida especializada em coaching de autoestima e emagrecimento e para estas duas áreas desenvolveu uma metodologia de trabalho própria que une seus conhecimentos para mudança de comportamento.

www.julianacarelli.com.br