conquistar mais clientes

Conquistar mais clientes é uma arte que poucos possuem

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Conquistar mais clientes: Quem não quer vender mais, melhor e sempre? Só que para isso você precisará se destacar da concorrência com bons serviços ou produtos e ter um diferencial.

Mas que fique claro, para conquistar o mercado, não é apenas a qualidade do produto ou serviço que vai fazer a diferença: a “atitude” de quem trata diretamente com o cliente é o que mais vai ficar na sua memória.

O que isso significa? Significa que, para fidelizar e conquistar o cliente, não basta que o atendimento seja satisfatório: ele precisa ser diferente da grande maioria, precisa ser encantador, mágico!

Pense nos seus fornecedores que te atenderam na última semana, de qual deles você traz na mente uma lembrança positiva, agradável? Se houver um, certamente foi aquele que te recebeu como uma pessoa que buscava uma solução para um problema ou necessidade, que lhe ofereceu várias opções, não teve pressa e nem mau-humor em sanar todas as suas dúvidas.

Se você não comprou dele, vai comprar. Se já comprou, vai comprar de novo. Por que? Porque você não foi tratado como apenas um número ou uma nota de dinheiro que pode ou não entrar para o caixa.

1. Entenda o valor do cliente

Faça com o que o consumidor perceba que ele é importante. Dê aos seus funcionários autonomia para “mimar” o cliente quando for preciso.

Por exemplo: se a sua empresa distribui água mineral e estiver passando pela rua de um cliente fiel que ainda não fez encomenda nesta semana, passe na casa dele e ofereça o produto. Se ele precisa da água, mas esqueceu de ligar pra você e não tiver o dinheiro naquela hora, entregue mesmo assim.

Outro exemplo: se um cliente pede para fazer a cópia de uma chave mas percebe que esqueceu a carteira em casa depois que o serviço já foi feito, entregue a chave e ele.

Estes exemplos comuns servem para mostrar ao cliente que ele vale mais do que estes pequenos valores. Assim, não “engesse” sua equipe de atendimento.

As melhores empresas já dão autonomia aos funcionários para encantar e, dessa forma, conquistar mais clientes.

2. Analise o que deu certo e o que deu errado

Tenha o hábito de estudar por que alguma atitude deu errado no atendimento aos clientes para evitar que isso se repita. Da mesma forma, analise o que deu certo e multiplique os cenários em que o cliente tem a iniciativa de elogiar o atendimento que recebeu de você ou da sua equipe.

3. Saiba o que atrai seus clientes

Descubra o por quê as pessoas vem por você e não o seu concorrente. Onde estão os seus diferenciais, o que você tem que os outros não tem. Ofereça soluções únicas, que o diferenciem da concorrência.

4. Ajude os vendedores e faça-os ajudar os outros

Estimule seus vendedores a ajudar outras pessoas do grupo. A técnica também é conhecida como mentoring e funciona da seguinte forma: antes do vendedor começar a atender clientes, ele passa por uma espécie de treinamento onde conhece e atua em outras áreas da empresa.

5. Incremente as vendas oferecendo algo a mais e conquiste mais clientes

Se o cliente compra tintas em sua loja, não pode ir embora sem que o vendedor ofereça os pincéis. Se comprou um sapato social, pergunte se precisa de meias.

Se comprou um lanche, pergunte se gostaria de levar fritas para acompanhar. É assim que funciona nas empresas preocupadas em encantar o cliente e vender mais com equipes de atendimento treinadas.

6. Deu errado? Resolva rápido

Se o cliente tiver uma experiência ruim com você, resolva rápido essa questão. Se ele comprou uma máquina de fazer café que, por algum motivo, não funcionou, ofereça uma solução imediatamente e recupere a confiança do cliente.

Se for defeito de fabricação, troque o produto. Se for falta de experiência em utilizá-la, ensine-o como funciona. É importante que o cliente saiba que pode contar com você mesmo se algo der errado.

7. Pegue ideias novas

Crie oportunidades para que as pessoas interajam com o seu negócio, indicando novas ideias para inovar e melhorar o estabelecimento como um todo, tornando-o um lugar agradável tanto para os clientes quanto para colaboradores e parceiros. Aceite sugestões e estude as ideias que eles lhe passarem.

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8. Administre o tempo e gerencie as filas

Você sabe, as pessoas detestam esperar. Se um cliente agendou um serviço, ele quer ser o dono daquele espaço de tempo. Portanto, se por algum motivo você for se atrasar, avise-o.

Enfim, veja o que melhor se adapta ao seu negócio e como você gostaria de ser tratado se estivesse no lugar do cliente.

9. Surpreenda!

Dê ao seu cliente algo que ele não estava esperando. Se tem uma academia, dê a ele uma pequena toalha ou um squeeze personalizado.

Se você vende peças online, junto com o seu produto, envie um mimo, uma pequena carta ou cartão de agradecimento. Quando for o aniversário dele, mostre que você lembrou disso e ofereça algum desconto especial. Seja incomum e fique na memória do seu cliente.

10. Esteja nas redes sociais

Se algum cliente fizer uma reclamação online, você precisa ser rápido na resposta e o mesmo é válido quando receber um elogio. Use as mídias sociais para se transformar em uma “fonte de informação” confiável, produzindo conteúdo sobre a sua área de atuação.

Rô Macul – Marketing Digital

www.romacul.com.br