Do cobre ao cromado, como incorporar os metalizados no ambiente

178

Não é de hoje que o uso dos metalizados vem garantindo seu lugar nas casas e ambientes de trabalho. Aos poucos, estamos incorporando essas peças requintadas que enriquecem o visual de qualquer espaço.

Os eletrodomésticos em inox conquistaram grande parte das cozinhas. Essa tendência abriu espaço para o uso desse material também nas bancadas e armários, muito comum em alguns países. E para acompanhar, laminados também surgiram com acabamentos com essa aparência, ampliando assim as opções disponíveis.

O uso de elementos metalizados na decoração vem atraindo cada vez mais apaixonados por ser tanto versátil quanto sofisticado. Dependendo do tipo de acabamento, pode contribuir com estilos diferentes para o espaço.

Os metais foscos harmonizam com combinações mais rústicas, enquanto os polidos trazem um aspecto mais contemporâneo e urbano. Eles também podem ser empregados com aparência de desgastados, artifício muito utilizado nos cenários mais industriais.

O cobre também vem sendo muito aplicado nos ambientes. Em tons naturais ou rosados, fica bem com cores claras e frias, trazendo uma atmosfera mais calorosa.

Entretanto, as possibilidades de materiais metalizados não param por aí. O dourado também está com tudo! Em nuances desde a mais chamativa até a mais moderada, confere um ar refinado ao local. Pode ser combinado com tons terrosos, cores neutras ou intensas, como o preto, roxo e azul.

O prateado talvez seja o mais sóbrio desses elementos. Combinado com cores frias, em especial o cinza, transmite um aspecto requintado e calmo. Além das variações mencionadas acima, também conseguimos o efeito escovado e o cromado, bastante aplicado nas bases de móveis como sofás, poltronas, aparadores, mesas entre outros.

A gama de produtos que podemos encontrar com o efeito metalizado é muito grande. Luminárias e objetos decorativos são itens que podem ser incorporados com facilidade sem carregar o ambiente. Assim, vasos, cachepôs, molduras de espelhos e almofadas são excelentes focos para esse tipo de decoração.

Porém, se o objetivo é ser mais arrojado, podemos também investir nos tecidos das cortinas, colchas e cabeceiras. Sem contar na infinidade de papéis de parede com detalhes metalizados, que fazem seu show a parte.

E, como apresentado na Maison & Objet de Paris de janeiro desse ano, com um pouco mais ainda de ousadia, é possível misturar os metalizados, garantindo essa atmosfera contemporânea ao ambiente.

Super texto da nossa colunista Josi Banov Designer de Interiores – @josi.banov.dint (19) 99203-3491
www.josibanov.com.br

Você pode gostar também:

Nem só de bege vive um ambiente