A elegância da mesa tulipa

97

A mesa Tulipa foi desenhada em 1956 pelo arquiteto finlandês Eero Saarinen. 

Móvel cobiçado nas composições de ambientes modernos e contemporâneos, a mesa Tulipa foi desenhada em 1956 pelo arquiteto finlandês Eero Saarinen, que tinha como objetivo minimizar a quantidade de pernas nos ambientes domésticos.

Sua forma orgânica foi projetada sem descontinuidade de linhas e se desenvolve de maneira suave e inovadora. A estrutura e o tampo se fundem harmoniosamente, criando um conjunto uniforme e sofisticado.

Por ter um design marcante, a mesa Saarinen, como é mais conhecida, valoriza a decoração e confere elegância ao espaço. É muito funcional e versátil, adequando-se a diferentes estilos e ambientes, tanto residenciais como comerciais.

Podem ser encontradas em diversos materiais, porém as versões originais possuem características bem definidas. A base é de alumínio fundido com pintura de alta proteção, nas cores branca, preta ou platina e o tampo é feito de outro material, podendo ser madeira, granito ou mármore. Além disso, o mármore do tampo deve ter veios cinza, sendo do tipo Arabescado.

Nos  itens autênticos há nenhum parafuso aparente no local onde a base da mesa encontra o tampo. Além disso, a altura e o tampo possuem tamanhos padronizados tanto para os modelos redondos quanto para os ovais.

Isso não quer dizer que ela não possa receber outras dimensões e materiais para atender os mais variados gostos e necessidades sem perder o seu charme e personalidade.  Hoje é possível encontrar a peça em tamanhos menores, para que possam ser usadas como mesa lateral ou de centro. Com o seu desenho clean, quase tudo combina com elas e ficam perfeitas nos arranjos para salas de jantar, copas, salas de estar e até mesmo salas de reunião.

A combinação da mesa com as cadeiras Tulipa é linda e equilibrada, mas não é obrigatória. Aproveite para dar seu toque pessoal escolhendo assentos que traduzam o seu estilo e individualidade. Vale incluir outros elementos de design, como as cadeiras Eames ou Bertoia, ou mesmo produtos em acrílico, madeira ou tecido.

Super texto da nossa colunista Josi Banov Designer de Interiores – @josi.banov.dint (19) 99203-3491
www.josibanov.com.br