Em maio o nono Festival do Japão acontece em Vinhedo

421

O Festival do Japão de Vinhedo tem como objetivo preservar e divulgar a cultura japonesa e manter as tradições para as novas gerações, e este ano comemora os 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil. Serão dois dias repletos de muitas apresentações musicais, atrações culturais, danças típicas.  Uma oportunidade de conhecer a cultura e a gastronomia japonesa da região, com apresentações de taiko, de danças típicas, incluindo música e artes marciais, um centro de exposições com estandes de produtos e espaço gastronômico com diversos pratos da culinária japonesa.

2018 é um ano especial para os descendentes de japoneses no Brasil. Neste ano, a Imigração Japonesa ao Brasil completa 110 anos. Foi em 18 de junho de 1908 que o navio Kasato Maru atracou em Santos com os primeiros 781 imigrantes japoneses. No decorrer desta história, nipo-brasileiros têm contribuído para o desenvolvimento do Brasil e conquistado a confiança do povo, fortalecendo as relações amistosas entre o Brasil e o Japão.

Linha do tempo da imigração Japonesa

 

1908 – Em 18 de junho, chega a Santos (SP) o navio Kasato Maru trazendo a leva pioneira de imigrantes japoneses, com 781 pessoas, destinada aos cafezais paulistas.

1908/1941 – A 1ª fase da imigração japonesa totalizou 188 mil pessoas. São constituídas as colônias rurais e as atividades agrícolas se diversificam.

1953/1973 – Vinda de 55 mil imigrantes japoneses destinados a diferentes atividades, tanto rurais como urbanas.

1958: 50º Aniversário da Imigração Japonesa

 Pouco a pouco os conflitos da Segunda Guerra vão se amenizando. Chegam novos imigrantes japoneses. Destacam-se as iniciativas para fortalecer o intercâmbio Brasil-Japão. Esse clima de recomeço é ressaltado na comemoração do Cinquentenário da Imigração Japonesa na prestigiosa presença do casal de Príncipes Mikasa. Foi a primeira vez que, oficialmente, membros da Família Imperial visitaram o Brasil.
Sobre o Festival:
 Data

Dia 19, sábado, das 10h às 22h

Dia 20, domingo, das 10h às 18h

Local

Parque Municipal Jayme Ferragut
Estrada da Boiada, S/N – Portal
Vinhedo-SP

Ingresso

Entrada gratuita – contribuição espontânea de 1Kg de alimento.