Emagrecimento: treinamento intervalado ou contínuo.

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Sabemos que perder peso não é fácil, exige uma mudança de hábitos que irá interferir desde sua alimentação até sair do sedentarismo e começar um treinamento. Porém, quais exercícios físicos seriam ideais para que o emagrecimento ocorra de forma mais eficaz? Alguns estudos reportaram sobre o volume, a intensidade, a frequência e o tipo de exercício ideal para responder a essa questão.  Comprovaram que tanto o treinamento intervalado quanto o treinamento contínuo produzem efeitos semelhantes na capacidade aeróbica e na redução do peso corporal.

O treinamento intervalado pode ser classificado como extensivo ou intensivo. Com intervalos breves, médios ou longos, dependendo do objetivo que se quer atingir. O método extensivo caracteriza-se por um volume elevado e uma intensidade relativamente baixa, priorizando o sistema aeróbio; já no intensivo, o volume é relativamente baixo e a intensidade é elevada (+90%), melhorando a capacidade anaeróbia. O HIIT pode ser classificado como um treinamento intervalado, realizado em um pequeno intervalo de tempo. Conforme se observou em algumas pesquisas com relação ao treino intervalado. É justamente sua capacidade de desenvolver um trabalho de alta intensidade, priorizando o sistema anaeróbico, é que produz melhores resultados na redução do peso corporal.

Em uma pesquisa realizada com mulheres acima do peso. Obteve como resultado uma maior eficácia do treino intervalado. Variando de 95% no trabalho máximo e a 30% no intervalo de recuperação ativa. Com relação à redução da porcentagem de gordura, do condicionamento físico e da taxa metabólica de repouso. Portanto, é possível concluir que o treinamento intervalado de alta intensidade realizado regularmente promove um aumento contínuo no gasto de energia maior que o treinamento contínuo de baixa intensidade.

Invista seu tempo em realizar ao menos 20 minutos de treino intervalado ao dia.  Que irá ocasionar o emagrecimento e mudanças fisiológicas significativas. E, não se esqueça de realizar o treino de força concomitantemente.

 

Bons Treinos!!

Andrea Vidal

Personal Trainer

CREF 124041-G/SP