A Energia Solar soma características positivas para o sistema ambiental

560

O sol é fonte de energia renovável, o aproveitamento desta energia tanto como fonte de calor quanto de luz, é uma das alternativas energéticas mais promissoras para enfrentarmos os desafios do novo milênio.
A Energia Solar soma características vantajosamente positivas para o sistema ambiental, pois o Sol, trabalhando como um imenso reator à fusão, irradia na terra todos os dias um potencial energético extremamente elevado e incomparável a qualquer outro sistema de energia, sendo a fonte básica e indispensável para praticamente todas as fontes energéticas utilizadas pelo homem.
O impacto ambiental causado pela geração de energia hidrelétrica é enorme e ela é a maior geradora de energia do nosso país. Para cada um metro quadrado de coletor solar instalado evita-se a inundação de 56 metros quadrados de terras férteis, na construção de novas usinas hidrelétricas.
Ultimamente vimos nos noticiários os problemas causados pela nova usina de Belo Monte, degradou uma grande área de floresta para armazenar a água e, assim, acionar as turbinas da hidrelétrica. Todo esse impacto é sentido pelos animais e população que antes habitavam esses locais, mudando a vida de todos os envolvidos. Além dos impactos na região do lagos ainda existe os estragos feitos pelas linhas de transmissão necessárias para distribuir a energia gerada lá para os outros lugares.
A geração de energia fotovoltaica não gera nenhum desses problemas, pois ela é gerada na sua própria residência usando seu telhado como suporte para as placas captarem a energia solar.
A linha de transmissão é a mesma que você usa para acessar a rede da concessionária. Essa diferença de impacto é brutal com relação ao meio ambiente, fazendo da energia solar uma grande oportunidade de preservação e consciência ecológica.

Fale conosco:

Marcelo Ferdinando Calsavara

Telefones: 99165-6794 e 99781-8337

Email: marcelocasamais@yahoo.com.br