robótica

Ensino de programação e robótica é importante para as crianças?

95

Através da robótica, elas conseguem desenvolver habilidades essenciais para no futuro se tornarem profissionais brilhantes em qualquer área que escolherem seguir

Já pensou em todas as tecnologias que fazem parte da nossa vida? Ela chegou para facilitar e muito o nosso dia a dia, não é mesmo? Hoje, é possível realizarmos transações bancárias em poucos cliques, fazer compras pela internet, pedir comida pelo celular, controlar os gastos com aplicativos, conversar com pessoas de todo mundo em tempo real e muito mais… Já se imaginou vivendo sem todas essas coisas? Impossível, não é?

O mundo mudou e está em constante avanço! A tendência é de tudo estar conectado no futuro, (não tão distante). Você já ouviu falar de IoT? Esta sigla, significa, em inglês, “Internet of Things” e em português “Internet das Coisas”, onde tudo estará conectado.

Este assunto vem sendo discutido em várias esferas da sociedade e deverá mudar, ainda mais, a nossa vida. A Internet das Coisas e a inteligência cognitiva são as tecnologias que aproximam a inteligência das necessidades das pessoas com o objetivo de facilitar os processos no trabalho, na escola, na saúde, na casa, nos meios de transporte e em todos os outros locais.

Programação e robótica

Toda essa tecnologia que usamos só é possível por conta dos profissionais de programação e robótica. Para a maioria das pessoas, isso é coisa de outro mundo, mas a verdade é que pode ser bem mais simples do que parece, ainda mais quando é ensinado na infância.

Diversas escolas ao redor do mundo como nos Estados Unidos e na Inglaterra, já oferecem o ensino de programação e robótica como disciplina obrigatória da grade, porque sabem da importância do aluno em aprender esse conteúdo e desenvolver diversas habilidades na sua formação. Com crianças mais preparadas, o país ganhará melhores profissionais no futuro!

No Brasil, existem as escolas especializadas que oferecem aulas para alunos que querem construir o próprio jogo ou aplicativo, por exemplo. Há algum tempo elas tem ganhado popularidade e se espalhando pelo país, mas as aulas são pagas e nem todos têm acesso.

Benefícios do ensino

Assim como cada disciplina nos faz desenvolver habilidades, o ensino de programação e robótica, também. Já foi comprovado que melhora a concentração, o raciocínio lógico, a criatividade, o trabalho em equipe, além do aluno apresentar melhora no desempenho de disciplinas como matemática, por exemplo.

A grande verdade é que eles aprendem brincando, porque o mundo digital faz parte da vida deles. Então, é melhor usar como ferramenta positiva de desenvolvimento. Sabia que já existem crianças criando os próprios jogos e fazendo aplicativos para ajudar a sociedade? Muito bacana! Bem melhor do que ficar apenas jogando e se tornarem dependentes…

Seria demais se esse conteúdo chegasse a todas as crianças de forma democratizada, mas, infelizmente, o nosso país ainda tem muito o que mudar e se desenvolver… e o processo é lento! Por enquanto, é preciso pagar pelo ensino ou aproveitar os sites gratuitos da internet.

Todo esse assunto me fez pensar que apesar de achar um mundo fascinante. Eu nunca gostei da área de exatas, mas se eu fosse criança nas épocas de hoje, iria gostar e muito de aprender brincando a construir coisas e criar tecnologia, através da programação e robótica!

Como nunca é tarde para aprender quem sabe eu não me aventura a aprender a criar um aplicativo… Se você pudesse criar um, o que faria? Conta aqui para nós!

Gostou das dicas?

Larissa Alves Macan é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas).  Fotografia pela Arquitec (Escola de Artes e Design). E todo mês está dando dicas sobre educação para os leitores da Agenda In.

Você pode gostar também:

Sete dicas para estudar sozinho e render mais