Enxaqueca

Enxaqueca: uma das doenças mais incapacitante do mercado de trabalho.

208

A enxaqueca está entre as 10 doenças mais incapacitantes do mercado de trabalho atualmente, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Você também sofre desse mal?

De acordo com pesquisas recentes do órgão, mais de 30 milhões de pessoas no Brasil sofrem da referida vilã das dores de cabeça, a qual é capaz de reduzir a produtividade dos trabalhadores em mais de 50% (cinquenta por cento) quando em crise.

Ainda de acordo com a OMS, os índices apontam um aumento significativo de pacientes com sintomas de enxaqueca a cada ano que se renova, sendo que, para alguns médicos, as explicações do aumento da doença são o sedentarismo avançado da sociedade e a sede por capital.

Isso, porque, a falta de uma boa alimentação e desempenho habitual de atividades físicas, combinada com o significativo aumento de trabalho e estresse mental culmina na proliferação da doença.

Segundo a OMS, nos últimos 5 (cinco) anos, mais de 3.300 (três mil e trezentas) pessoas foram afastadas do mercado de trabalho em decorrência da enxaqueca, sendo certo, ainda, que 97% (noventa e sete por cento) dos trabalhadores sofrem de enxaqueca ao menos uma vez por ano.

Em casos extremos, a jurisprudência dominante tem visto a enxaqueca como uma doença total e permanentemente incapacitante, o que culmina na aposentadoria por invalidez do paciente, se assim constatado por perito médico previdenciário.

É certo que a evolução da doença impõe a adaptação da legislação e da ciência médica, em especial quanto à exigência de formação de médicos especialistas em enxaquecas e tecnologia capaz de auxiliar na sua identificação, para que não ocorra qualquer injustiça com as vitimas da doença, tampouco o enriquecimento sem causa dos cidadãos.

Tem-se, portanto, um intrigante paradoxo: na medida em que as pessoas se dedicam demasiadamente ao trabalho, em busca de uma maior produtividade e melhor qualidade de vida, adquirem doenças incapacitantes ao mercado, que não ocorreriam se não trabalhassem tanto.

Flávia Succi Macul

Advogada – Agenda Jurídica

flaviamacul@gmail.com

Instagram

@jovemeadvogada

Advogada Trabalhista | Sustentação Oral ▪Conteúdos jurídicos | Dicas ▪Work Style ▪TRT 15 | TRT 2 – SP ▪ Spotfy: Jovem&Advogada

Flávia Succi Macul é advogada graduada em Direito pela FACAMP – Faculdades de Campinas.

Você pode gostar também:

Cão-Guia: Além de melhor amigo, um companheiro de trabalho