Estilo escandinavo: a decoração que está conquistando os ambientes

122

Marcado pela sua aparência contemporânea, clean e aconchegante, não é a toa que o estilo escandinavo é uma tendência que está mostrando que veio para ficar.

Como o seu próprio nome sugere, ele surgiu na Escandinávia, região localizada no norte da Europa composta pela Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia, no século XX. Por serem países que possuem o dia curto, a base para este tipo de decoração são as cores neutras e claras para que os ambientes pareçam sempre iluminados.

Para garantir a sensação de comodidade desejada, os elementos utilizados possuem linhas simples e sóbrias, com acabamentos de alta qualidade.

As tonalidades de branco, off-white, bege e cinza são muito aplicadas nos espaços, tanto nos móveis, como tecidos e outros itens decorativos. Também podem estar presentes itens nas cores rosa millenial ou mesmo o preto. Porém, se a intenção for quebrar um pouco dessa monotonia, detalhes coloridos são sempre muito bem-vindos.

Nos ambientes são encontrados ainda objetos levemente envelhecidos, madeiras rústicas e a valorização de peças de origem artesanal, em particular as da localidade. Nos tecidos, materiais naturais como algodão, linhos e lãs são bastante aplicados.

O piso usualmente é de madeira, de preferência em tons claros. Dessa forma, compõe-se juntamente com os móveis, cortinas, tapetes, almofadas e objetos decorativos um degradê de cores pálidas, garantindo uma atmosfera tranquila e agradável.

Apesar de ser um estilo que sugere espaços organizados e com poucos elementos, alguns toques despojados conferem charme ao cenário. Assim, são incorporadas almofadas soltas pelo ambiente, luzes penduradas por um fio e quadros apoiados no chão.

Seja em locais residenciais ou comerciais, o estilo escandinavo pode ser utilizado em qualquer ambiente, incluindo a cozinha e os banheiros, que seguem a mesma orientação das nuances claras e sóbrias no seu arranjo.

E, com toda essa combinação acolhedora, é impossível não sentir-se bem recebido em um ambiente com uma linda decoração escandinava.

Super texto da nossa colunista Josi Banov Designer de Interiores

@josi.banov.dint (19) 99203-3491
www.josibanov.com.br