Luis XV

Luis XV: mais que uma cadeira, um estilo de decoração

88

As cadeiras Luís XV são muito conhecidas e utilizadas no Design de Interiores. Elas são vistas como um ícone desse estilo tão apreciado em todas as épocas. Composto por formas mais ricas e luxuosas.

Esse estilo é considerado o mais original dos estilos franceses, pois tem grandes influências orientais da Turquia e da China. Ele foi desenvolvido durante o reinado de Luis XV, entre os anos de 1730 e 1760, na França. Quando se queria renovar a aparência do Palácio de Versalhes com peças de conforto, beleza e elegância. Foi um período em que a mulher passou a ganhar destaque na sociedade, o que refletiu também na decoração da corte.

Marcados por materiais sofisticados, os móveis se caracterizam pela rigidez e austeridade das peças. As peças são produzidas em madeiras nobres, como a nogueira e o carvalho, e possuem acabamentos em porcelana, mármore, além de detalhes em bronze.

A característica mais relevante desse tipo de mobiliário são os pés cabriolet e linhas fluídas e graciosas do estilo rococó, numa ausência quase total do uso de linhas retas.

Sua constituição é caracterizada pelos tons claros e o uso de elementos decorativos que fazem referência à natureza e fantasia, como as conchas, flores com caule ou em ramos, folhagens e rochas.

Apesar de ser um predominantemente clássicos, objetos com estas nobres características são facilmente incorporados em decorações com toques mais contemporâneos, fazendo uma composição sofisticada, atualizada e única.

Do mesmo modo que a cadeira, outro item muito empregado na disposição dos espaços é a cômoda bombeé. Versátil, ambos podem ser colocados em diversos ambientes. Como sala de estar, quarto, hall de entrada, sala de jantar ou home-office. Com aparência clássica e marcante garantem estilo e personalidade.

Sendo tão apreciados, várias releituras desses móveis foram criadas.  São sempre incorporados nos espaços residenciais e comerciais. Vale adicionar sua personalidade e preferência para deixá-lo perfeito para seu ambiente.

Uma peça Luis XV estrategicamente posicionada valoriza todo o projeto, tornando o foco de toda a decoração.

Super texto da nossa colunista Josi Banov Designer de Interiores – @josi.banov.dint (19) 99203-3491
www.josibanov.com.br