Maternidade

Maternidade: Mais um ano se inicia e os planos de cada um se renovam, se refazem

175
Maternidade: Os planos de muitas mulheres têm relação com a maternidade: seja engravidar no ano que entra, seja retornar ao mercado de trabalho após a maternidade, seja desmamar o seu filho, seja a busca por nova escola, seja planejar uma viagem em família.
Mas se tratando do mundo da maternidade nem tudo sai como se deseja.
O fato da maternidade ser tão imprevisível e difícil de controlar a torna intrigante, assustadora e tensa para muitas mulheres.
Por isso, também, que a maternidade mexe tanto com as mulheres e sua família.
Uma mulher que sempre controlou detalhes de sua vida com tranquilidade, provavelmente se assustará e estranhará não conseguir seguir assim, a partir do momento em que se espera um bebê.
A partir da gravidez já perde-se parte do seu controle e aí que a mulher tem que estar aberta e disposta a se jogar nessa nova realidade, aprendendo nova forma de viver, de levar a vida.
Assim como todos os momentos da nossa vida, a gravidez, pós parto e maternidade tem seus encantos, tem desafios e delícias e se a mulher e sua família estiverem entregues e mergulhados nesse momento, deixando um pouco a onda levar, toda a experiência ficará mais leve e intensa e consequentemente, mais simples de ser levada.
Portanto, proponho nesse novo ano, que qualquer plano que tenha feito, seja de corpo e alma e que mergulhe fundo, vivendo intensamente cada dor e delícia e tirando lições valiosas após cada etapa vivida.
Um ótimo ano para todos com muitos aprendizados e realizações!
Um abraço,
Mariana Volf
Consultora de amamentação
Pós-graduanda em Cuidado materno-infantil
Graduanda em Psicologia