marketing de experiência

Marketing de Experiência: encante seus clientes

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Marketing de Experiência: Uma estratégia que pode trazer uma série de benefícios no que diz respeito à imagem da organização e seu relacionamento com o público.

Ao longo dos últimos dez anos, as relações entre empresas e clientes foi se modificando de forma cada vez mais acelerada e drástica.
Essas constantes mudanças têm um impacto muito significativo no marketing, uma vez que essa área se responsabiliza pela comunicação entre uma marca e seu público.

O consumidor atual procura muito mais do que produtos de qualidade e preços justos. Em um mercado cheio de opções variadas, o que realmente torna um cliente fiel a uma marca são os fatores emocionais e a memória afetiva.

É nisso que o marketing de experiência se apoia, em promover experiências marcantes que geram respostas emocionais positivas. O engajamento e fidelização do público dependem de toda sua jornada de interação com a empresa.

O que muitos gestores ainda não sabem é que esse método pode auxiliar também na motivação e satisfação do público interno. Proporcionar boas experiências ao seu time de colaboradores pode reduzir os índices de turnover, tão prejudiciais ao negócio.
A novidade já conquistou espaço no mundo corporativo: desde pequenas empresas até companhias gigantes já apostaram no marketing de experiência.

Gerar senso de pertencimento e identificação do cliente/colaborador com a marca, por meio de sensações únicas e satisfatórias, faz com que a empresa consiga se diferenciar da concorrência e obter divulgação espontânea.

Sendo assim, a importância do marketing de experiência não se mede apenas em números. Mais do que isso, ela se reflete em vínculos duradouros com o seu público. Elevados índices de engajamento e fidelidade geram um bom retorno em longo prazo.

Outro ponto vantajoso é que essas ações não envolvem necessariamente um alto investimento. A criatividade e o planejamento são os principais ingredientes para um marketing de experiência bem-sucedido.

Graças à evolução tecnológica e o surgimento das mídias sociais, o consumidor de hoje em dia não é passivo. Ele opina, interage e dá feedbacks. Portanto, se tornou ainda mais importante proporcionar momentos inesquecíveis e despertar o lado emocional.

Ações de marketing de experiência conta com alguns cases memoráveis de empresas como por exemplo, a Coca-Cola, que em 2011 inaugurou um quiosque em Copacabana. Nele havia uma máquina com um botão. Quando pressionado, surgia um vídeo gravado pelo próprio criador do produto. A máquina se abria revelando uma Coca com exatos 3 graus e o cliente ainda ganhava um copo de brinde.

A partir daí, é só soltar a criatividade! Planeje, explore, teste e, é claro, analise os resultados. Assim será possível compreender, na prática, a importância do marketing de experiência para o mundo dos negócios.

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