Sustentabilidade

A melhor ferramenta para Sustentabilidade Emocional

82

A Sustentabilidade da autoestima pode ser a chave para lidar melhor com a vida e ser mais feliz

 Vivemos na era da sustentabilidade em que se fala muito de preservar o meio ambiente e viver bem com seus próprios recursos, mas, você já parou para pensar que a sustentabilidade deve começar primeiramente em você? Manter a autoestima e as emoções sob controle é um desafio nos dias de hoje em que tantos fatores contribuem para a ansiedade e a instabilidade emocional.

As notícias correm rápido pela Internet, boas ou ruins, as redes sociais dão mais acesso à críticas e comparações, o smartphone possibilita mais demandas profissionais do que somos capazes de atender, e a comunicação “escrita” ao invés de “falada” pelo whatsapp e por e-mail gera mal-entendidos pelos erros de interpretação e pelo encorajamento se falar aquilo que não seria dito cara a cara.

Diante disso, enfrentamos altos e baixos emocionais o tempo todo, veja, uma situação comum é você ver um post de um evento que você não foi convidado e ficar chateado, ou receber um whatsapp com uma questão de trabalho na sexta-feira as 18h e passar o final de semana inteiro nisso. Outro exemplo é você ver a pessoa postando foto de biquíni toda bonitona e isso fazer você lembrar que está acima do peso. Mas dá para mudar esse cenário? Talvez o cenário não, mas, você pode mudar a forma como as coisas refletem em você.

Não digo aqui em se tornar inabalável, mas sim, buscar recursos internos para preservar seu equilíbrio emocional e lidar melhor com a crítica e diminuir a auto cobrança. Ser capaz de diferenciar a opinião do outro de quem realmente você é e praticar um diálogo interno melhor sobre você mesmo. O que você se diz sobre você quando algo te abala? O ser humano é muito crítico consigo mesmo: eu sou incapaz, eu sou feia, eu sou incompetente…

O primeiro passo é colocar todo esse lixo emocional fora (sem poluir a vida dos outros e preservar seus relacionamentos), RECICLAR! Os próximos passos podem ser meditar, praticar atividade física regular, praticar Yoga, cultivar amizades que formem uma rede de apoio, ter mais compaixão e compreensão com sí mesmo.

Quando uma pessoa é sustentável consigo mesma ela cria mais condições de sustentar o todo e contribuir para uma vida mais leve e mais feliz.

 

Istagram: julianacarellicoach
Facebook: @julianacarelliporvoce

Juliana Carelli é Coach de Vida especializada em coaching de autoestima e emagrecimento e para estas duas áreas desenvolveu uma metodologia de trabalho própria que une seus conhecimentos para mudança de comportamento.

www.julianacarelli.com.br