No dia do Profissional de Marketing trouxemos Thiago Medéia para um bate papo

62

Trouxemos Thiago Medéia, 29 anos, proprietário da empresa Brandkit, para falar sobre marketing no dia do Profissional de Marketing.

Agenda In – Muito se fala sobre marketing, marketing esportivo, digital, direto, indireto, mas a final o que é marketing?

TM – Podemos definir o Marketing em dois aspectos: No sentido estrito: É o conjunto de técnicas e métodos destinados ao desenvolvimento das vendas, mediante quatro possibilidades: preço, distribuição, comunicação e produto. No sentido amplo: É a concepção da política empresarial, na qual o desenvolvimento das vendas desempenha um papel predominante.

Agenda In – Qual é importância do Marketing Digital para pequenas e médias empresas?

TM – Graças a internet e a globalização, atualmente as pessoas têm acesso à informação quando e onde estiverem, via computadores, tablets ou celulares. O que os empresários precisam entender é o quanto as redes sociais, por exemplo, podem ser fatores influenciadores para a imagem de seus negócios. Nenhum outro veículo de comunicação traz tamanho alcance com o mesmo investimento. Em relação à custo benefício não existe nada melhor atualmente. Acontece que, através de canais online de comunicação e redes sociais, clientes satisfeitos com seu negócio e com os benefícios obtidos com seu negócio provavelmente irão elogiar a empresa e publicar comentários positivos de suas experiências. Isso efetivamente traz novos consumidores e auxilia a empresa a construir um relacionamento longo e duradouro com seus clientes e potenciais clientes. Entretanto, é necessário que se tenha cuidado! Da mesma forma que a internet e as redes sociais podem funcionar de forma positiva quando uma empresa tem clientes satisfeitos, os clientes insatisfeitos podem prejudicar e muito a reputação online da sua empresa caso tenham sido impactados negativamente com seus produtos ou serviços. Por este motivo, você deve contar com a ajuda de uma empresa ou profissional de Marketing.

Agenda In – Nos conte como e quando começou sua vocação pelo marketing?

TM – Todo jovem de 17 anos passa por um momento difícil: A escolha da profissão ou o curso que irá escolher para cursar na faculdade. Eu sempre acreditei que meu destino seria ser um ótimo advogado, contrariando o que todos que me cercavam diziam, pois acreditavam que minha criatividade, pró atividade e inquietação não me permitiriam ficar sentado atrás de uma mesa de escritório para o resto da vida. Fiz 3 anos de Direito e quando caiu a ficha percebi que não era o que queria para o meu futuro. Comecei a trabalhar com propaganda em saquinhos de pão, onde os clientes visitados me pediam outros trabalhos, como site, cartões de visita, logo, cardápios… enfim… E aquilo me despertou que aquele nicho não era bem atendido e precisava de uma comunicação inteligente. Viável e Justa, Efetiva e Direta. Assim nasceu a Brandkit.

Agenda In – Então com apenas 26 anos de idade você abriu sua própria agência de publicidade? Quais foram os desafios e as dificuldades no início, e quais aprendizados você teve desta época?

TM – O empreendedorismo sempre teve presente em minha vida, desde muito cedo. Sempre tive vontade de ter um negócio próprio e assim que tive condições o fiz. O principal desafio de colocar uma empresa nova no mercado é conquistar a aceitação dos serviços e a confiança dos clientes. Quando você é desconhecido as coisas caminham mais devagar. Tive que praticar valores e condições inimagináveis no começo para me colocar no mercado. Esse processo de aprendizagem e amadurecimento somados a faculdade de Marketing me fizeram ter condições de estar à frente do Marketing de grandes empresas da cidade de Valinhos e região.

Agenda In – Em 2014 quando abriu a Brandkit, o Brasil ainda estava em um momento de desenvolvimento e avanços, mas no final de 2014 tudo mudou, como você se adaptou a esse novo cenário?

TM – O empreendedor tem que estar sempre atento às mudanças no cenário econômico do país. Em conjunto com nossos colaboradores e clientes fiéis conseguimos otimizar custos e melhorar nosso atendimento. Preciso lembrar e agradecer a todos que passaram pela Brandkit: colaboradores, clientes, parceiros e amigos que me ajudaram de diversas maneiras a enfrentar momentos de turbulência.

Agenda In – Qual é o diferencial do empresário que investe em marketing digital no momento de crise?

TM – Retrair investimentos em comunicação e marketing em tempos de recesso ou crise nunca é uma boa ideia. Em momentos de dificuldades financeiras, quem se comunica de maneira inteligente leva vantagem em relação a outros empresários que acreditam que marketing é custo e não investimento. O Marketing Digital aparece como uma excelente solução para o atual momento econômico brasileiro e mundial. Em tempos de recesso onde a empresa está com dificuldade financeira e o investimento em marketing está curto, a comunicação online apresenta o melhor custo benefício, pois alcança muita gente com um valor de investimento baixo.

Agenda In – Pelo que podemos ver, você é um Polivalente. Nos conte um pouco de seus projetos digitais, a exemplo do portal Valinhense?

TM – Acredito muito na comunicação e na necessidade quase vital do ser humano em se comunicar. Saber fazer isso de maneira inteligente e transparente pode mudar vários rumos, inclusive de uma sociedade. Através do conhecimento adquirido na Brandkit e em outros veículos de comunicação das cidades de Valinhos e Campinas, resolvi apostar mais uma vez na comunicação online e criar o Portal Valinhense. Com a ajuda de vários profissionais, fazemos todos os dias o nosso melhor trabalho quando o assunto é comunicação. Nosso portal, com apenas dez meses de existência tem uma audiência média de 5 mil acessos por dia, com perspectiva de crescimento de 10% ao mês em número de acessos. Valinhos e região precisam de veículos de comunicação como o Portal Valinhense e a Agenda In, da minha querida amiga Rô Macul.

Agenda In – Deixe uma frase para incentivar as pessoas que estão começando empreender agora.

TM – Viável e Justo. Efetivo e Direto! Acredite na comunicação Inteligente.