Câncer

Nutricionistas de Valinhos criam livro sobre alimentação para pacientes com câncer

1675

O livro “gastronomia no Câncer – Nutrindo a Vida” é um guia com receitas funcionais, direcionadas ás pacientes de câncer de mama e ginecológicos, em suas diferentes fases, como um norte paras as mulheres e seus cuidadores. O livro desenvolvido por uma equipe de nutricionistas do ‘Grupo Rosa e Amor de Valinhos’, também funciona como um manual para profissionais de saúde da rede pública que atendam pacientes em tratamento ou pós-tratamento de câncer de mama ou ginecológico.

Para a Nutricionista Rosani Aparecida Turra, umas das autoras do livro e que trabalha na Associação, a nutrição é um aspecto muito importante no tratamento. Com base cientifica, contribui de maneira direta e indireta para alcance dos resultados na luta contra o câncer.

Esse livro juntamente com as orientações individuais e em grupo realizadas pela equipe de nutricionistas da instituição. Facilitam o acesso e a elaboração de pratos que interagindo com as outras partes do tratamento. Contribuirão para a qualidade de vida do paciente.” Afirma Rossani.

 

Segundo a Nutricionista, o livro já está pronto, basta apenas a diagramação final para a produção. O grupo busca parceiros que possam patrocinar a primeira tiragem com quinhentos exemplares.

As receitas a serem compiladas no livro são frutos do trabalho desenvolvidos pela equipe. Levando em conta aspectos como acessibilidade financeira, aceitação e resultados empíricos apresentados pelas usuárias.

Esse projeto contribui para a construção de um tratamento integral. Contribuindo a construção do conceito de promoção da saúde, sugerido na carta de Otawa. Onde o tratamento e reabilitação não são campos restritos da medicina tradicional. Mas são parte de um conjunto de atividades que entendem o individuo em todas as suas esferas de interações, das quais a alimentação e um pilar significativo na propiciação da qualidade de vida não só dos pacientes como dos que estão ao seu entorno.