Quais os tipos de Triathlon?

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Você já teve vontade ou até mesmo curiosidade de praticar triathlon? O triathlon é um esporte composto por 3 modalidades: o ciclismo, a natação e a corrida. A atividade é reconhecida por ser completa e ótima para quem ama correr e ainda vem com um desafio a mais, que é a união com mais duas modalidades individuais. Para se tornar um triatleta, é necessário muito treinamento e dedicação.

 

Historicamente, o triathlon inicia-se em meados de 1974, onde amigos se reuniam democraticamente e provavelmente foram os primeiros a organizar um evento não oficial no mundo de natação/ciclismo/corrida.

 

Quais os tipos de Triathlon?

 

   Triathlon de Curta Distância

  • Sprint ou Short Triathlon: onde os atletas nadam 750 metros no mar, pedalam 20.000 metros e correm 5000 metros;
  • Triathlon Olímpico (desde Sidney 2000), onde são percorridos 1.500 metros de natação, 40.000 metros de ciclismo e 10.000 metros de corrida;

   Triathlon de Longa Distância

  • Ironman, onde o desafio é chegar ao fim depois de nadar 3.800 metros, pedalar 180.000 metros e percorrer a pé 195 metros de corrida;
  • Ultraman, onde o desafio é chegar ao fim depois de nadar 10.000 metros, pedalar 421.000 metros e percorrer a pé 000 metros de corrida;
  • Meio Iron também chamado de Ironman 70.3, com medidas 1.900 metros de natação, 90.000 metros de ciclismo e 21.100 metros de corrida;

 

Independente da forma em que o Triathlon é disputada, esta modalidade esportiva já vem despertando o interesse de inúmeros atletas e pesquisadores da área de educação física, desde a sua primeira disputa oficial em 1978. Contudo, a procura dessas atividades deve vir acompanhada por uma orientação adequada, por profissionais da área que entendam sobre esta modalidade, porque se for feito de forma equivocada ou desordenada, pode acabar facilitando o mecanismo de lesões.

 

Crie sua rotina de treinos se você se sentir preparado para encarar esse desafio, afinal o grande desafio de praticar três esportes é conseguir dividir o seu tempo. De uma maneira geral, nesse começo uma boa estratégia é fazer dois treinos por semana em cada modalidade. Ao longo das semanas, pode ser interessante fazer treinos em dois períodos em um dia ou mesmo um treino logo depois do outro, chamados de treinos de transição (bike e corrida, por exemplo). O treino de triathlon vai exigir mais tempo, mas o que pode facilitar é treinar todas as modalidades no mesmo lugar. A sugestão é que as modalidades sejam praticadas em locais próximos ou no mesmo local (academia, clube, condomínio).

 

Além de aliar a prática da natação, ciclismo e corrida, você ainda terá que investir no fortalecimento muscular. A musculação é uma grande aliada para o triatleta, pois ela o ajuda a ter mais força, resistência e potência. Terá que investir no fortalecimento, principalmente, de pernas, braços e abdômen, que são músculos de alto recrutamento no triathlon. O ideal é praticar a musculação umas duas vezes na semana. Veja com o seu treinador qual a melhor forma de ela ser inserida na sua rotina de treinos.

 

Então já viram que para virar um triatleta não é fácil, né? Você terá que investir um tempo razoável do seu dia em treinos específicos e bem orientados. A única certeza é de que você irá adorar essa modalidade e os frutos que o triathlon irá te trazer.

 

Bons Treinos!!!

Super texto de  Andrea Vidal

CREF124041-G/SP

e-mail: andreavidalpersonal@gmail.com

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