Qual tipo de atividade com impacto e força você pode realizar?

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A diminuição da capacidade funcional e para realizar alguma atividade ao longo da vida está ligada e é influenciada por diferentes fatores: genéticos, estilo de vida e estado psicoemocional. A participação em um programa de exercícios físicos regulares é essencial.  Uma forma efetiva para reduzir, prevenir e tratar declínios funcionais associados ao envelhecimento. Os exercícios físicos sendo estes aeróbios ou anaeróbios contribuem de maneira favorável e significativa, favorecendo assim, um envelhecimento mais saudável e seguro.

Mulheres, principalmente após a menopausa, devem se preocupar com a diminuição da densidade óssea. A prática de atividade física é recomendada para minimizar esse problema e sabe-se que movimentos com impacto e de força estimulam a remodelação óssea e aumentam a densidade dos ossos.

Mas qual tipo de atividade com impacto e força você pode realizar?

Para responder essa questão vou mostrar os resultados de alguns estudos científicos que buscaram identificar exercícios benéficos para os ossos:

Caminhada ou Corrida: um estudo realizado com mais de 60.000 mulheres no período pós-menopausa. Observou que as que praticavam caminhada pelo menos quatro vezes na semana. Tinham menor risco de fraturas no quadril, o que é uma medida relacionada à saúde óssea. Estudos referentes às mulheres que praticam corrida mostraram um aumento significativo de massa óssea, principalmente em membros inferiores. A corrida praticada juntamente de musculação (2-3 x semana) demonstra a estratégia mais eficaz para manutenção e, até mesmo, ganho de massa óssea.

Musculação e Saltos: pular corda e levantar pesos aumenta a densidade óssea da coluna de mulheres em 2%. Especialmente se o levantamento de peso foi realizado pelos membros superior e pernas. Mulheres que treinaram com peso somente nas pernas não apresentaram tanto um ganho de massa óssea comparado com as demais que realizaram treino de força no corpo todo (membros superiores).

CrossFit: É uma modalidade que possui exercícios tradicionais de força. Como o levantamento de peso, que geram aumento da massa óssea. Além de possuir em seu “WOD” diversos exercícios de impacto como saltos em caixas, pular corda e corrida. Trata-se de uma modalidade que possui ganhos significativo, tanto cardiovascular como em densidade de massa óssea.

 

Autoria de Andrea Vidal

CREF124041-G/SP

e-mail: andreavidalpersonal@gmail.com