Rosa e Amor de Valinhos promove a leitura na luta contra o câncer

225

A leitura engrandece a alma, escreveu uma vez Voltaire. A frase do pensador iluminista, mostra o potencial do livro para agregar conhecimento, abrir portas para a imaginação e servir de refúgio para os problemas diários. Pensando nisso o grupo Rosa e Amor de Valinhos, promoverá mensalmente um grupo de leitura , para estimular esse hábito, como fonte de lazer e enfrentamento das dificuldades geradas diagnostico e tratamento do câncer. A primeira edição acontecerá no dia 25 de julho às 10 horas da manhã, no prédio da entidade.

Segundo Adriana Barbosa, Assistente Social do Rosa e Amor, a luta contra o câncer demanda uma mudança radical no estilo de vida do indivíduo, onde cada dia é um desafio. “Descobrir, inventar e reinventar ferramentas, instrumentais para lidar com as mudanças sociais, profissionais, físicas e emocionais ocorridas com o diagnóstico do câncer é fundamental no tratamento e para isso a leitura é uma ótima opção . Afirma Adriana.

A leitura individual e compartilhada em grupo pode ser um grande canal de expressão. Permitindo ao indivíduo que expresse seus sentimentos ou canalize suas ansiedades e frustrações para um meio de escape, ampliando seus horizontes de visão de mundo e de conhecimento. Além de trocas de experiências que a partilha da leitura proporciona.

Segundo Adriana, outra técnica que pode ser utilizada é a proposta de empréstimos de livro da biblioteca. Nos encontros os participantes vão separar  um momento para socialização das leituras realizadas em casa. E também será apresentado ao grupo a possibilidade de se trabalhar além da leitura a escrita, como forma de expressão de sentimentos, emoções, ideias etc.  “Por se tratar de uma proposta de construção democrática. As atividades e objetivos do grupo serão construídas ao longo do processo.” Declara a assistente Social.