Sete dicas para estudar sozinho e render mais

237

Existem muitas opções de materiais e ferramentas de estudo para quem busca estudar em casa.  

 

Você quer dicas para estudar sozinho e rendar mais? Então leia até o final e aplique as orientações na sua rotina. Apesar de tantas distrações, é possível, mesmo para quem não é autodidata, estudar em casa e aprender diferentes assuntos. Podemos contar com uma ferramenta valiosa, a internet, onde é possível encontrar várias opções de materiais e aulas online que podem acrescentar e muito na sua carreira pessoal ou profissional.

 

1-Como estudar sozinho?

 

Para muitos estudar sem ir a uma escola é um grande desafio! Realmente, assim como trabalhar no estilo de home office, estudar em casa requer disciplina. Eu sempre gostei de fazer cursos e me manter atualizada, mas confesso que sou “das antigas” demorei para me render aos cursos online. Eu preferia ter a obrigação, horário de ir ao local e contato com pessoas para fazer aulas. Eu tinha na minha cabeça que eu não seria disciplinada ao ponto de separar um horário para estudar sozinha. Mas, há algum tempo eu mudei e me transformei!

 

Primeiro de tudo é preciso querer, e depois, eliminar as “desculpinhas mentais” que criamos com nós mesmos e definir um cronograma a ser seguido. Então, agora vamos as demais dicas.

 

2-Disciplina e atenção

 

Para conseguir render com seus estudos e avançar em qualquer aprendizado é essencial ter disciplina. Se você se planejou estudar todos os dias por 30 minutos, estude e não pule dias! Mas também, não adianta estudar todos os dias se não for com a atenção necessária. Se entregue e foque nesse seu momento de estudo.

 

3-Evite as distrações e mantenha o foco

 

Você não vai render no seu momento de estudo se ficar com a televisão ligada, escutando música ou com o celular ao seu lado… Antes de iniciar os estudos desligue tudo e separe todo o material necessário e vá para um ambiente silencioso. Também, é importante definir o que será estudado no dia, às vezes, ainda mais quando se está fazendo curso online que indicam links complementares, desta forma abra o link, mas deixe para ler depois. É muito fácil de se perder no caminho.

 

 

4-Uma pausa antes de começar

 

Muitas vezes, estamos agitados e com diversos pensamentos ao mesmo tempo e é difícil ter foco. O dia foi pesado, foi corrido e para render nos estudos é essencial mudar a sua energia. Então, antes de começar tome um banho, se alimente, relaxe por alguns minutos e vai acalmando a mente, respire fundo e solte o ar devagar. Parece besteira? Faça o teste… isso ajuda demais e com certeza vai conseguir se concentrar melhor assim e render mais.

 

5-Descubra as suas facilidades

 

Há pessoas que conseguem absorver melhor o conteúdo assistindo a vídeos, outras preferem escrever porque memorizam mais facilmente, outras adoram ler e fazer resumos, outras desenham. Enfim, cada um tem a sua maneira de estudar. Qual é o seu modo? Eu prefiro escrever e depois ler em voz alta… sou normal?

 

 

6-Faça cursos com cronograma

 

Esta é uma dica bastante pessoal, mas acho válido compartilhar com vocês. Quando resolvi me aventurar a estudar sozinha através de cursos online fiquei bem perdida. Por exemplo, no Youtube, em sites e blogs, você encontra muita informação, mas na maioria das vezes não é organizado por uma linha de raciocínio e passa a sensação de que falta algo, de que é muito conteúdo sem um começo e fim, tornando fácil de se perder ao tsunami de informações. Desta forma, comecei a focar em cursos sérios, ministrados por empresas sérias que valorizam um plano de estudo com ementa.

 

7-Dicas de cursos online

 

Separei alguns sites que oferecem diversos cursos online e que na minha opinião são muito bons: EduK, Coursera, Udacity, Udemy, Senac EaD, Veduca, EdX, entre outros.

 

Quer saber como tornar o estudo um hábito? Comece aos poucos e você vai notar a grande diferença na sua vida.

Gostou das dicas? Está pronto para tornar o estudo um hábito saudável na sua vida? O que você quer aprender? Conta aqui para nós!

Se precisar de ajuda, posso enviar um cronograma para ajudá-lo a criar o seu plano de estudo sem desculpas!!!

Larissa Alves Macan é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas).  Fotografia pela Arquitec (Escola de Artes e Design). E a cada quinze dia estará dando dicas sobre educação para os leitores da Agenda In.