Black Friday

Sua Black Friday lembra o Thanksgiving ou Halloween?

92

A Black Friday é uma tradicional data no calendário americano para grandes promoções que antecedem o Natal. E antes de falarmos dessa data em terras brasileiras vamos matar uma curiosidade, por que tudo começou?

O primeiro uso do termo Black Friday deu-se, não para se referir às compras de Natal, mas para classificar uma crise econômica: na sexta-feira 24 de Setembro de 1869, dois reputados bolsistas de Wall Street, Jay Gould e Jim Fisk, depois de um intenso trabalho para conseguirem grandes lucros, fracassaram no seu intento e o mercado entrou em bancarrota. Devido a isso, nomeou-se esse dia como “Black Friday“.

Sendo sua origem pura motivação financeira, vamos voltar para nossa realidade.

Aqui no Brasil, o termo vem sendo fortemente usado desde 2010, porém ainda se aplica mais para campanhas de marketing em Novembro do que para promoções exclusivas. O que não é necessariamente ruim, depende de cada um de nós avaliarmos e ter assim boas compras que nos deixarão gratas a essa temporada.

Dicas Sempre Valiosas:

  • Aproveite esta data para fazer sua lista de compras de final de ano, isso inclui presentes, desejos de consumo próprio e até viagens
  • Feita a lista das coisas boas, liste abaixo os “IPs” que serão pagos em janeiro, IPVA, IPTU, etc
  • Essa lista vai te ajudar a segurar o impulso das compras e evitar uma situação muito comum: as compras de Novembro se tornam dívidas em Janeiro….isso é criar um Halloween!
  • Com a lista em mãos, selecione os itens de maior valor e pesquise preços pela internet. É muito comum perceber que as promoções da Black Friday não são exclusivas ou às vezes nem são tão atrativas

Uma vez listadas as prioridades e constatado que a promoção é real, caia de cabeça ou, melhor, abra o bolso e use seu cartão. Assim além de pagar bons preços você ainda acumula milhas!!!

Após as compras terá um sorrisão no rosto e gratidão por ter realmente aproveitado a oportunidade, isso é Thanksgiving!!!

Compartilhe dicas e oportunidades em suas redes sociais, o que você compartilha retorna!

Toda estratégia comercial é bem-vinda, cabe a cada um de nós a inteligência financeira para não se arrepender depois.

Beijos no coração e Boas compras!

Lisa Dossi

Email: semprevaliosas@gmail.com