sustentabilidade

Sustentabilidade e equilíbrio

73

Quando sentei para escrever sobre sustentabilidade logo me veio a cabeça o conceito de equilíbrio. Sim, porque trazendo para o lado pessoal – é esse o meu ponto de vista neste texto – só sustentamos o que conseguimos equilibrar.

 

E aí buscando a definição de sustentabilidade encontrei:

 

Sustentabilidade vem do termo “sustentável”, que, por sua vez, deriva do latim sustentare, que significa sustentar, defender, favorecer, apoiar, conservar e/ou cuidar.

 

Sustentare! Bom até que esta definição “sustenta” a minha ideia de equilíbrio não é?

 

E o que temos ou tentamos que equilibrar nos dias de hoje? Muitas coisas, não é? Um mundo tão cheio de estímulos e demandas, cheio de exigência e padrões, desde modelos de saúde, de educação de filhos, relações familiares, enfim, sustentar os modelos está cada vez mais complicado, ou não?

 

Alguns defendem ligar a chave – daquela palavra que não vou mencionar aqui – e simplesmente desligar as cobranças. Eu sou do time de que, em algum momento, para equilibrar a vida temos que abrir mão de certas cobranças e escolher – priorizar – o que de fato é importante pra gente.

 

Vale a pena sustentar o que é importante.

 

E se voltarmos ao primeiro texto de janeiro, onde falei de planos e a tremenda folha em branco que é o ano novo, que tal dar um (re) olhada na lista e (re)ver de fato que poderemos sustentar como planos?

 

Da lista que eu fiz – que tinha 5 pontos – eliminei um. Não porque não era importante, mas simplesmente porque equilibra-lo com um outro ponto da lista não seria sustentável. Eram quase antagônicos na verdade.

 

Frustra? Frustra sim.

 

Mas de que adianta deixar ali no to do list algo que impossibilita o equilíbrio que buscamos? Ou seja, algo impossível de sustentar e pior, que irá gerar uma frustação continua do “eu não consigo ou não conseguirei fazer”.

 

Claro que as zonas de conforto são mutáveis e orgânicas, nada nos impede de sair do equilíbrio para depois voltar.

 

Mas que isso não seja um padrão continuo que nos impeça de sustentar a felicidade que nos levará adiante

 

Gil Bastos

Impulso e Mudanças – Impulso