sustentabilidade

Sustentabilidade também é sinônimo de criatividade e personalidade

81

A sustentabilidade não é apenas um movimento sem volta, mas também é uma forma de modificar positivamente várias áreas da nossa vida por meio da mudança de hábitos e pelo consumo consciente.

Essa tendência está abrangendo todos os aspectos do nosso cotidiano, o que inclui o design de interiores. Desde as decorações mais básicas e rústicas até as mais sofisticadas e clássicas, o uso de elementos ecológicos ou reutilizados traz personalidade, requinte e criatividade aos ambientes.

Compor uma decoração sustentável é muito mais do que fazer vasos de garrafa pet e pode ser uma tarefa divertida. Para quem gosta de garimpar em brechós, feiras ou mesmo bazares de entidades beneficentes, é um prato cheio.

Vale ainda reaproveitar itens que já temos em casa, como uma porta antiga ou um pedaço de tecido, para criar móveis e objetos decorativos. Assim podemos ter uma mesa exclusiva ou uma nova capa para a almofada.

O uso de pneus para criar mobiliário já é uma opção bastante utilizada. Revestidos de tecidos ou fibras naturais, tornam-se artefatos cheios de estilo. Também é possível criar cenários criativos com caixotes de madeira e paletes, itens igualmente versáteis.

Porém, não é só de reaproveitamento que se consiste uma decoração sustentável. Podemos também encontrar os móveis ecológicos, que são produzidos com matéria-prima reciclável ou renovável.

O tipo mais conhecido é a madeira de demolição, que agrada pela aparência de desgastada pelo tempo. Madeiras renováveis como o pinus e o bambu são ótimas opções.

Há também os móveis fabricados com materiais reciclados, como é o caso do Ecotop, composto por aparas de tubos de pasta dental.

Outro exemplo é a cadeira conexão, criada pela parceria entre o escritório de design Fetiche e o designer Marcelo Rosenbaum. A peça é produzida a partir de carcaças das antigas CPUs de computadores.

Da mesma forma, uma variedade pisos e revestimentos são constituídos de matéria-prima reciclável ou renovável que, além de encantadores, na maioria das vezes são mais duráveis.

Com tantas possibilidades disponíveis, certamente você encontrará alternativas para compor seus espaços com elementos sustentáveis.

Josi Banov
Designer de Interiores
(19) 99203-3491